Segurança das máquinas injetoras de borracha
A máquina injetora de borracha é um tipo de máquina de alta pressão, ação rápida e operação de alta temperatura ao mesmo tempo.
Atualmente as máquinas injetoras de borracha são essenciais para a produção de diversos tipos de peças para a indústria brasileira.
Quais são os riscos das injetoras de borracha?
As máquinas de moldagem por injeção em borracha são perigosas em todas as operações, especialmente na abertura e fixação e todo cuidado e treinamento são necessários para realizar a operação.
Em caso de descuido, falta de atenção ou falta de treinamento e conhecimento suficiente para a correta utilização, as máquinas injetoras podem sim causar diversos danos ao operador, muitas vezes danos irreparáveis para sua vida.
Dicas de segurança das máquinas injetoras de borracha
Além do treinamento e capacitação do operador da máquina, uso de EPI’s e da manutenção preventiva, vamos listar algumas dicas de segurança das máquinas injetoras de borracha.
Para evitar perigo, o operador deve prestar atenção aos seguintes pontos na operação para uma boa segurança:
1. Mantenha a máquina de moldagem por injeção e o ambiente ao redor limpos.
2. O espaço ao redor da máquina injetora deve ser mantido o mais liso possível. Depois de adicionar óleo lubrificante ou óleo sob pressão, o óleo derramado deve ser limpo o mais rápido possível.
3. Limpe os detritos (como partículas de borracha) no cilindro do aparelho de fusão antes de ligar o aquecedor elétrico, para evitar qualquer tipo de problema. Se a máquina não for revisada, a proteção térmica no cilindro de fusão não deve ser removida à mão.
4. Durante a operação, lembre-se sempre de verificar a porta de segurança e se o botão de emergência está pressionado.
5. Quando a mesa se move para frente, a borracha derretida que escapa do bico não deve ser removida manualmente para evitar que a alça fique presa entre a mesa de tiro e o molde.
6. Ao limpar o barril, ajuste a temperatura do bocal para a temperatura mais alta mais adequada para manter o bocal limpo.
Em seguida, use a menor pressão e velocidade de injeção para remover qualquer borracha restante no cilindro. Contato direto com a cola acabada de atirar para evitar queimaduras.
7. Evite deixar plásticos sensíveis ao calor e corrosivos no barril por muito tempo. Observe os métodos de fechamento e limpeza fornecidos pelo fornecedor de plástico.
Ao substituir os plásticos, certifique-se de que a mistura de plásticos antigos e novos não produz reações químicas (por exemplo, POM e PVC são misturados e aquecidos para produzir gás tóxico), caso contrário, outros plásticos devem ser usados para remover os materiais antigos do barril.
8. Antes de operar a máquina injetora de borracha, deve ser verificado se o molde está firmemente instalado na placa móvel e na placa principal da máquina de moldagem por injeção.
9. Preste atenção se o fio terra e outros fios da máquina de moldagem por injeção estão firmemente conectados.
10. Por favor, não cancele a porta de segurança e o interruptor da porta de segurança para aumentar a velocidade de produção.
11. Ao instalar o molde, o anel de içamento deve ser completamente aparafusado no orifício de içamento do molde antes de levá-lo. Após a instalação do molde, o comprimento da barra de segurança da máquina de moldagem por injeção deve ser ajustado de acordo com o tamanho do molde. Quando a porta de segurança é aberta, a trava de segurança da máquina (trava mecânica) pode travar a fixação do molde da injetora.
12. Ao operar a máquina de moldagem por injeção, ela pode ser operada por uma pessoa, e a operação por várias pessoas não é permitida. É proibido que uma pessoa opere o painel de controle enquanto outra pessoa ajusta o molde ou realiza outras operações.
Com certeza, seguindo todas as dicas e padrões de segurança, a fabricação de peças na máquina injetora de borracha vai fluir conforme o planejado e a produção vai ser intensa.
Manutenção preventiva de máquinas injetoras
Mas felizmente, com a tecnologia da atualidade, as máquinas injetoras estão se tornando cada vez mais seguras, destacando a manutenção preventiva indispensável.
Com a manutenção preventiva de máquinas injetoras é possível prevenir ou identificar potenciais falhas. A LPC Soluções utiliza procedimentos padronizados e executa os serviços de forma sistêmica, esses dois fatores são fundamentais para proporcionar a boa qualidade nos serviços executados, garantindo a confiabilidade das máquinas injetoras.